
1)
Eles simplesmente não estão interessados. Vamos ser francos: mesmo que você tenha
achado que arrasou na entrevista, pode simplesmente haver outra pessoa que
ganhou o coração do recrutador. E, em vez de entrar em contato com um e-mail
dizendo que “o problema não é você”, o gestor ou entrevistador pode acabar
optando por não falar nada. Se um outro candidato foi escolhido para a vaga,
não há muito mais a ser feito. “Você pode mandar um e-mail para demonstrar que
continua interessado na empresa. Reafirme seu entusiasmo com a possibilidade de
trabalhar na companhia e diga que espera poder manter o contato no futuro”,
afirma Alexandra Levit, especialista em recursos humanos. Assim, você mostra
que “sabe perder” e ajuda a fazer com que os recrutadores se lembrem do seu
currículo mais facilmente no futuro.
2)
A empresa teme questões legais. Pode ser que você nunca mais tenha notícias
da empresa quando a companhia teme ser processada por informar as razões pelas
quais um candidato não foi escolhido para uma vaga. Caso não consiga viver sem
entender os motivos, pode valer a pena entrar em contato e se comprometer a não
divulgar as informações e até mesmo assinar um termo de confidencialidade,
prática que é mais comum nos Estados Unidos do que no Brasil. Mas tenha cuidado
para mandar o e-mail em tom educado — e não amargo — e deixe claro que você
gostaria de obter mais informações para se tornar um profissional mais forte e
qualificado. Ainda assim, esse tipo de approach nem sempre dá certo.
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Fila para conseguir emprego Imagem ilustrativa |
3)
Eles ainda estão fazendo entrevistas e negociando. Talvez a empresa tenha decidido por um
outro candidato e esteja em processo de negociação com esse profissional e, por
isso, ainda não entrou em contato, pois você pode ser a segunda opção, caso a
negociação não vá para frente. Depois de duas semanas da entrevista, é perfeitamente
aceitável entrar em contato para procurar saber como anda o processo de
seleção. A melhor forma de fazer isso é por e-mail e não por telefone —
Alexandra Levit recomenda não mandar mais de três e-mails em dois meses. “Se,
em dois meses, ninguém responder, é hora de seguir em frente”, diz a
especialista.
4)
A vaga foi eliminada ou congelada. Depois de sua entrevista, a empresa pode
ter sido surpreendida com a notícia de que precisa cortar gastos e, assim,
eliminar posições, o que pode resultar numa pausa no processo de seleção. A
companhia também pode ter sido forçada a reconfigurar suas equipes em função da
saída de algum gestor ou outro funcionário, por exemplo. Nesses casos, não há
muito o que ser feito, além de esperar. Mas, como não há garantia de que a vaga
seja reaberta, o melhor a fazer é continuar a busca por emprego.
5)
É apenas falta de consideração pelos outros. Em alguns casos, a empresa recebe tantos
currículos que não tem como responder a cada um. Em muitos casos, também falta
essa preocupação. “Infelizmente, a prática de não entrar em contato com
candidatos que não foram selecionados é a norma”, diz Alexandra Levit. Agora,
caso a empresa tenha o cuidado de dar o feedback, mesmo que negativo, não a
deixe de lado. “Mantenha essa empresa em seu radar, porque provavelmente ela
tem uma cultura corporativa bacana”.
Fonte: https://www.linkedin.com
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