
Em tempos de recessão, sua empresa
precisa saber valorizar o cliente. No entanto, às vezes a situação foge do controle
e você ... (continua)
está a caminho de perder o cliente.
Vender é aquela dificuldade, o
cliente pede desconto e sua empresa se debate para atender ou não. A equipe de
vendas fica desanimada de uma hora para outra e você precisa trazê-los de volta
para o jogo. No fim das contas a venda acontece e tudo parece bem.
Mas aí, pouco tempo depois o cliente
quebra o contrato e vai embora. Dependendo do caso, ainda sai falando mal da
sua empresa para todo os conhecidos dele, posta reclamação no Facebook e as
vendas da sua empresa caem.
O que aconteceu, afinal? Alguém
anotou a placa do caminhão?
Será que o cliente é bipolar ou foi
algo que aconteceu de errado na relação entre a sua empresa e o cliente e você
nem notou?
"Mas, Rafael, como eu vou ter
tempo de cuidar da empresa e ainda ficar de olho na relação da empresa com os
clientes?"
Ninguém disse que seria fácil,
gafanhoto.
Infelizmente é muito fácil desgastar
a relação da sua empresa com seu cliente e há vários pontos de atrito onde isto
pode ocorrer. Algumas das situações que podem fazer sua empresa perder o
cliente são:
1.
Atendimento ruim dos vendedores.
2.
Atendimento ruim no balcão de atendimento.
3.
Falta de atenção dada aos problemas do cliente.
4.
Promessas feitas ao seu cliente e quebradas.
5.
Qualidade ruim dos produtos e serviços.
6.
Demora para resolver o problema do cliente.
7.
Respostas atravessadas e/ou grosseiras em e-mails e comunicação.
8.
Seu atendimento e vendedores não sabem tirar as dúvidas do cliente.
9.
Alguém trata mal o cliente na hora de entregar o produto ou serviço.
10. O processo financeiro é confuso e
desorganizado.
11. A política de preços não é clara.
12. Alguém da empresa é surpreendido
falando mal dos clientes.
13. O ambiente da empresa é barulhento,
confuso ou desorganizado.
14. Seus vendedores abandonaram o cliente
depois da venda.
15. Sua empresa vendeu um produto ou
serviço que não resolveu o problema do cliente.
16. O cliente se sentiu lesado pela sua
empresa.
17. Sua empresa demorou muito para
atender o cliente.
É mais fácil perder um cliente do que
conquistar um cliente novo e a tendência é que ele não volte se a sua empresa
destratá-lo.
Tudo o que você não pode deixar
acontecer é a sua empresa perder clientes quando a concorrência está à
espreita.
O sucesso é a única possibilidade!
Fonte: http://www.administradores.com.br/
Por: Rafael Honorato
Fonte: http://www.administradores.com.br/
Por: Rafael Honorato
O tema é bem interessante. Para quem leu com atenção e levou a sério, a dica é anotar os 17 pontos e tratar individualmente cada um. O bolo todo é assustador, mas pode ser comigo em fatias. A outra notícia boa é que a medida que um, dois ou três pontos são tratados adequadamente, outros passam a envolver e empolgar, e se resolvem automaticamente e com baixíssimo investimento. As vezes a custo zero.
ResponderExcluirVale a pena!!