
Reconhecer o funcionário, como .... (continua)
primeiro cliente da empresa, é o
primeiro passo para conseguir bons resultados. Quando a equipe interna se
encontra satisfeita e empolgada com o trabalho, isso tende a se refletir
externamente.
Investir nas pessoas é a melhor forma de alcançar um objetivo,
pois são justamente elas, que constituem a organização. O capital humano
precisa ser valorizado, acima de tudo, pois é ele que irá produzir valor
econômico nas empresas. De acordo com o economista norte-americano, Theodore W.Schutz,
tal valor só é alcançado por meio da capacidade, conhecimento e competências
atribuídas à personalidade humana.
O trabalho deve ser visto como uma ação humanizada, que sofre
fortes influências internas de forma direta. Os líderes devem ter em mente que
as pessoas possuem desejos, aspirações e objetivos individuais que direcionam
seus comportamentos. Por isso, quando uma equipe se sente motivada, isso tende
a se converter em satisfação, caso contrário, pode se transformar em
frustração.
Se você for parar para pensar, a maioria das pessoas passam
grande parte das suas vidas no ambiente organizacional. Nesse sentido,
percebe-se que a atmosfera sócio-piscicológica exerce grande influência no
comportamento dos colaboradores. Quando esse clima empresarial encontra-se em
harmonia, isso tende a se reverter em produtividade. Por isso, investir
em processos de lideranças, treinamentos de capacitação, relações interpessoais
e programas de aprendizagem contínua são de extrema importância para provocar a
mudança dentro da sua organização.
A partir do momento que apostamos no capital humano como fator
de transformação, conseguimos criar colaboradores mais comprometidos e
consequentemente, passamos a agregar valor à “marca”. Quando uma organização
funciona em sintonia, ela consegue transmitir essa sensação, o que acaba
impactando na percepção do público externo.
Por isso, para que seu cliente final fique feliz e consiga
enxergar qualidade na sua empresa, é necessário, antes de tudo, cuidar bem do
seu cliente interno.
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